Wednesday, July 27, 2005




Mutts -



Patrick McDonnell - A vida e suas criações

Bastaram 5 anos da sua infância para Patrick McDonnell saber o que queria ser na vida. Logo aos cinco anos, Patrick já queria ser um “comic-strip artist” e trabalhar neste mercado singular. Nasceu em 1956 em New Jersey, logo desde muito novo aprendeu muito sobre este tipo de arte, devido ao facto de os pais estarem dentro do mundo da arte e desde jovem sempre ter recebido o devido incentivo destes. Em sua casa, bandas desenhadas eram coisas que não faltavam e a arte já era algo que corria nas suas veias.
Apesar de haver uma grande paixão pela BD, Patrick começava também a envolver-se no mundo da música, como baterista, englobando diversas bandas.
Em termos de futuro, Patrick deu igual oportunidade ás duas paixões, mas foi a banda desenhada que se acabou por se afirmar.
Decidiu entrar para artes, tendo ido frequentar na School of Visual Arts em Nova Iorque.
A sua estreia é dada na coluna de Russel Baker no New Times Sunday Magazine, mas é no Nacional Cartoonists Society que Patrick decide arriscar na sua criação Mutts.

Antes desta sua criação, Patrick já tinha muitas raízes acerca do assunto, tendo sido co-autor do livro Krazy Kat: The Art of George Herriman (Abrams, 1986).
Mutts começou por correr nas mãos do público em 1994 e rapidamente conquistou sucesso e prestígio, sendo hoje publicada em mais de 500 jornais pela King Features Syndicate, incluindo o 24Horas em Portugal, acabou por substituir em muitos “Calvin e Hobbes”, coisa que não era fácil.
Prémios e distinção tem sido coisa que não tem faltado a esta série. Mas Mutts veio para arrasar e deixar de rastos todas as outras comics do mesmo género.
Para além de todos esses prémios, Patrick recebeu duas vezes o Genesis Award da Ark Trust pela sua contribuição excepcional para a protecção dos animais em 1997 e em 1999. Em reconhecimento das suas muitas contribuições na defesa dos animais, os membros da The Humane Society dos EUA nomearam McDonnell para o seu Conselho de Administração em 2000.

Em Mutts podemos encontrar o cão Earl, que se comporta como um verdadeiro cão, tendo uma paixão muito especial pelo seu dono Ozzie. Pormenor interessante é que na vida real Patrick também tem um cão chamado Earl. Earl passa os dias com o seu inseparável amigo Mooch.
Estes dois não fogem muito à realidade dos animais, tirando o facto que são grandes amigos e na vida real poucos são os gatos que gostam dos cães e vice-versa.
Earl é o cão calmo, que gosta de viver a sua vidinha sem grandes complicações, não pedindo mais que o seu dono Ozzie, que lhe dá aquelas refeições que ele tanto gosta.
Mooch é um gato estroveado dos miolos, que fala “ashim” e não sabe estar quieto um segundo, tirando os seus dias de descanso que são passados a dormir na sua cama. Patrick na vida real também cresceu com dois gatos.
Na série ainda podemos encontrar o peixe Sid e Flap o pássaro, entre outras personagens que não aparecem tantas vezes.
Mutts é em muitos aspectos, um espelho fiel do seu criador. Em termos técnicos, o trabalho é todo feito por Patrick, desde a ideia, o guião, o lápis, a arte final e cor nas páginas dominicais, (inclusivamente, é ele quem entrega pessoalmente as tiras e pranchas no King Features). Trabalha sem qualquer assistente.

Mutts em Portugal já vai na sua terceira edição. A ultima foi lançada à coisa de um mês e posso dizer que está muito boa como sempre. Nesta ultima, novas personagens entraram para a história.

Na minha opinião, a melhor do género, com um humor muito único e especial de Patrick. Muito superior a “Calvin e Hobbes”, aquela que já foi uma das mais conhecida de todas as tiras, agora sendo esmagada por esta fabulosa série.
Me –> Ripster

Deixo-vos a opinião de algumas pessoas famosas:

“Para mim, Mutts é tudo o que uma tira deve ser”
Charles M. Schulz,
Criador de Charlie Brown

“Mutts alegra-me todos os dias. Não só é doce, simples e cómico, o que já era combinação rara.
É simplesmente a melhor tira que eu conheço”
Matt Groening,
Criador de “Os Simpsons”

Deixo-vos ainda a opinião de alguns bacanos que não conheço de lado nenhum, mas que julgam ser muito bons:

Mutts é daquelas tiras que conseguem trazer a inovação à banda desenhada"
João Miguel Tavares,
Diário de Notícias


"Mutts tem realmente algo de novo, próprio e pessoal"
João P. Boléo,
Expresso

"A melhor tira cómica em publicação, desde que Bill Waterson acabou com o Calvin e Hobbes" João Miguel Lameiras,
Diário As Beiras


Espero que tenham gostado do tema.
Já agora, podem deixar o vosso comentário.
Cya, thanks for the visit!

=P


7 comments:

Anonymous said...

Vou ser sincera.. nunca tinha ouvida flr em tal coisa..lol..mas achei interessante.. pelo menos fikei a conhecer.. ya, eu sei k sou ignorante..

Beijinhos pa ti * * *

Nádia

DragonEyes_ said...

Lol, está muito bom o post. Mutts é genial; fofo e simples, cativa uma pessoa pelo seu humor fácil de entender, não muito trabalhado mas engenhoso, e também pela inocência e afecto do cachorro Earl e pelo gato tresloucado e independete Mooch.
Aos que não leram Mutts, leiam! Prometo que, caso sejam fans (ou simplesmente gostem) deste tipo de tira cómica, vão adorar. ;)

Parabéns ao menino rips, pois tá muito bom o post. ;P Mutts r0x! né ripz0r? ;D

*kiss*

Catró said...

parece ser nice juntar guito para comprar

Filipe Rodrigues said...

Disto não percebo absolutamente Niente ... MAs parece-me bem...

Anonymous said...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
auto warranty St louis boating accident lawyer Ohio state university computer Okeefe and merritt ovens charter airline Free+timeshare+offers mutual funds Indianapolis airport american airlines lost and found

Anonymous said...

Vi Mutts pela primeira vez numa livraria, em Junho de 2006. Atraiu-me a capa, por causa do gato - na altura postava "gatos famosos" no meu blog Só Gatos, por isso tomei nota do nome dos comics. Apenas li algumas tiras e espreitei a página oficial - http://muttscomics.com/. Do que conheço até agora parece-me bem:)

Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »